top of page

Napoleon Hill: 11 Pilares da Liderança

Atualizado: 6 de abr. de 2022

Vocês conhecem Napoleon Hill?

Ele foi um grande escritor americano. Ao longo de sua carreira entrevistou grandes gênios como Franklin Roosevelt, Mahatma Gandhi, Thomas Edison, Henry Ford e Andrew Carnegie.


É considerado o criador da "filosofia do sucesso".


Seus estudos ficaram imortalizados no livro A Lei do Triunfo, a sua obra de referência publicada em 1928. Em 1937, sintetizou a sua obra-prima num livro mais acessível, Pense e Enriqueça. Já deixo aqui estas duas recomendações de leitura, são fantásticos!


Foi neste livro onde ele compilou os seus 11 pilares da liderança, que agora eu compartilho com vocês.


Dêem muita atenção ao item 9!!!!


1- Coragem inabalável

Baseada no conhecimento de si mesmo e da profissão. Nenhum seguidor quer ser guiado por um líder que não tem autoconfiança e coragem. Nenhum seguidor inteligente será comandado por muito tempo por um líder assim.

2- Autocontrole

A pessoa que não consegue se controlar jamais poderá controlar os outros. O autocontrole é um exemplo incrível para as pessoas, que as mais inteligentes vão copiar.

3- Um senso de justiça apurado

Se não tiver um bom senso de justiça, nenhum líder conseguirá comandar e obter o respeito de seus seguidores.

4- Decisão firme

A pessoa que hesita na hora da decisão mostra que não está segura de si mesmo. E não tem êxito na hora de liderar os outros.

5- Planos definidos

Um líder bem sucedido precisa planejar seu trabalho e se ater ao planejado. Um líder que se move pelo "achômetro", sem planos práticos e objetivos, pode ser comparado a um barco sem leme. Mais cedo ou mais tarde vai acabar nas pedras.

6- O hábito de fazer mais do que aquilo para que é pago

Uma das penalidades que os líderes sofre é a necessidade de fazer mais que o que exigem de seus seguidores.

7- Personalidade agradável

Uma pessoa relapsa e descuidada não pode ser um líder bem sucedido. A liderança exige respeito. Os seguidores não vão respeitar um líder que não tenha personalidade extremamente agradável.

8- Solidariedade e compreensão

O líder bem sucedido precica simpatizar com seus seguidores. Além disso, deve ter uma compreensão de seus seguidores e de seus problemas.

9- Domínio dos detalhes

A liderança bem-sucedida exige domínio dos detalhes de cada situação em que esteja envolvido.

10- Disposição para assumir total responsabilidade

O líder bem-sucedido deve estar disposto a assumir a mais completa responsabilidade pelos erros e defeitos de seus seguidores. Se tentar se livrar dessa responsabilidade, não permanecerá sendo líder por muito tempo. Se um de seus seguidores cometer um erro e se mostrar incompetente, o líder vai ter que admitir que ele falhou.

11- Cooperação

O líder bem-sucedido precisa entender e aplicar o princípio do esforço cooperativo e ser capaz de influenciar seus seguidores a fazer o mesmo. A liderança exige poder, e poder exige cooperação.


** NA PRÁTICA **

Quais destes 11 pilares você domina? Aperfeiçoe ainda mais.

Quais destes pilares sente mais dificuldade? Crie micro-líderes que os dominam e invista nessas pessoas.

12 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Peaky Blinders: 5 Lições de Liderança

Você já assistiu a série Peaky Blinders? Esta série da Netflix apresenta a história da família Shelby, uma das gangues mais dominantes em Birmingham, no período pós 1ª guerra mundial. Chefiada por Tho

07 tipos de reunião que enlouquecem qualquer pessoa

Você sabia? 71% dos colaboradores consideram as reuniões improdutivas e ineficientes. 65% dos profissionais dizem que as reuniões os impede de completar seu próprio trabalho. 64% dos profissionais afi

Comments


bottom of page